Nossa História
Edições Inquietas foi criada em abril de 2023, nasceu a partir das inquietações e procura por textos literários e teóricos escritos por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.
Ser brasileira: indígena, PcD, branca, preta, LGBTQIAPN+, mãe, filha, amiga, irmã, trabalhadora remunerada ou não são fatores que historicamente foram sendo marginalizados, estereotipados e invisibilizados de diferentes formas por uma estrutura escrita por homens.
A influência do patriarcado, não só determinando o limite da instrução de gênero, como também seu modo de ser, agir e se comportar dentro da sociedade, fez com que não tivéssemos lugar de fala, sendo colocadas nesta situação dentro de um contexto de que “sempre foi assim”.
A objetificação dos corpos criam diversas amarras que aparecem nas formas de exaustão, compromissos, violência, beleza, amor, sorrisos, afetos e invisibilidade que precisam vir à tona por meio da literatura e da arte.
Diante deste contexto desigual, Edições Inquietas foi idealizada para publicar e unir mulheres e pessoas LGBT+ em torno da escrita, literatura e arte.