CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO DA COLETÂNEA
“CRÔNICAS DA SALA DE AULA: CRISE OU PROJETO?”
Edições Inquietas, microeditora independente, torna pública a presente chamada para coletânea, que acontecerá até 20 de junho de 2023. Trata do envio e seleção de crônicas para composição de uma coletânea que será publicada em outubro de 2023.
Profissionais da educação básica têm muito a dizer, pois estão no dia a dia da rotina escolar e vivenciam este ser docente diariamente.
Crônica é um gênero literário que consiste na apreciação pessoal da vida cotidiana. Os textos devem tratar de experiências ou reflexões desenvolvidas no contexto da sala de aula da educação básica e educação profissional, tendo como tema um dos motes a seguir:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Evasão/Reprovação escolar;
Inclusão na sala de aula;
Justiça social;
Maternagem;
Metodologias ativas;
Práticas educativas;
Relação de ensino-aprendizagem;
Remuneração salarial;
Sobrecarga do trabalho docente;
Violência escolar.
A editora será responsável pelo trabalho de planejamento e produção editorial: revisão e preparação dos textos, projeto gráfico (criação de capa e diagramação do miolo), registro dos livros (ISBN e ficha catalográfica), revisão de provas, impressão, postagem aos autores e depósito legal junto à Biblioteca Nacional.
A tiragem, o formato, o número de páginas, o tipo de papel e demais especificações dos livros serão definidos pela editora, visando uma edição econômica e com boa qualidade gráfica. As autoras cederão os direitos de publicação de seus textos para essa edição específica, o que ficará ratificado caso sejam selecionadas.
A prioridade na seleção será para mulheres e pessoas LGBTQIAP+, entretanto homens também poderão participar.
Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, digitados em folha tamanho A4, com margens de 3 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas. A extensão máxima dos textos é de 1 (uma) página com até 30 linhas, considerando o título (que deve constar no início do texto) e deverá constar no final do texto obrigatoriamente, o nome ou pseudônimo. Os arquivos devem ser anexados em formato Word e identificados com o título do texto e o nome utilizado.
Os direitos não são exclusivos e as autoras permanecerão livres para publicar seus textos após a divulgação das selecionadas.
As autoras serão responsáveis pela autoria de materiais originais protegidos por leis de direitos autorais. Também serão aceitas crônicas produzidas em coautoria. As autoras se responsabilizam integralmente pelo teor dos textos, eximindo a editora de qualquer demanda jurídica.
A crônica enviada poderá ser aprovada para integrar o livro sem restrições; aprovada, se cumpridas as modificações sugeridas ou rejeitada.
E-mail para recebimento dos textos: edicoesinquietas@gmail.com
Marcar no assunto: “Crônicas da sala de aula: crise ou projeto?"
CRONOGRAMA
Inscrição por e-mail: 01/05 à 20/06/2023
Análise e avaliação das crônicas:01/06 à 21/06/2023
Notificação dos textos aceitos: 22/06/2023
Revisão Editorial: Julho e Agosto/2023
Pré-venda dos livros: Setembro de 2023
Lançamento do livro: 7 de outubro de 2023, no Sarau da Tainha, em Balneário Camboriú/SC.