Palavras fora do quadrado

Por Rosana Siqueira

Publicado em 16 de maio de 2024.

Dicionário de imprecisões, da Ana Elisa Ribeiro, com ilustrações de Wallison Gontijo, publicado pela editora Impressões de Minas, selo Leme. Finalista do Prêmio Jabuti em 2020. Esse exemplar é a 2ª edição, impresso em 2020.

É a caracterização precisa de um livro de poesia: desenhos e poemas que se complementam. Nesta obra, a autora faz suas próprias definições das palavras, como em um dicionário formal. O que distingue são as reflexões a respeito da própria significação culta que usamos, que são convertidas no texto de maneira poética, bem humorada, crítica, profunda e que escapam de qualquer conceito convencional.

Conheci essa produção no ano de 2020, em uma entrevista da autora para a Fazia Poesia, num podcast. Imediatamente me apaixonei! Ao comprar um exemplar, percebi a capa com textura em relevo e as ilustrações que foram impressas em papel vegetal, praticamente uma obra de arte com roupagem de livro.

Ana Elisa Ribeiro é autora de, entre outros, Anzol de pescar infernos (SP, Patuá, 2013, semifinalista do prêmio Portugal Telecom), Xadrez (BH, Scriptum, 2015), Álbum, (BH, Relicário, 2018, prêmio Manaus). Foi uma das editoras da coleção Leve um Livro (BH), participou de eventos literários no Brasil, na Colômbia, em Cuba e na França. Publicou em diversas antologias em português, inglês, espanhol e francês. É Doutora em Linguística pela UFMG e professora do CEFET-MG.

Não podemos colocar num quadrado qualquer palavra, sentimento ou coisa. Talvez por isso tenha me identificado com a imprecisão que a Ana Elisa Ribeiro expõe sublimemente neste livro.